Saiba a importância de ter um seguro e por que ele é um serviço de proteção indispensável

Blog / Dicas

Saiba a importância de ter um seguro e por que ele é um serviço de proteção indispensável

Hoje, em razão dos inúmeros riscos a que pessoas e empresas estão expostas, tanto a nível pessoal quanto profissional, investir em proteção por meio de um seguro, sem dúvida, é algo indispensável.

A importância de ter um seguro é percebida em diferentes situações. Por exemplo, além de poupar dor de cabeça e prejuízos financeiros, a contratação de um seguro pode ser a base de algumas atividades empresariais, como o transporte de cargas.

Diante da relevância que os seguros têm na realidade das pessoas, conhecer melhor esse serviço de proteção é essencial. E pensando nisso, a Corretora de Seguros Modestti & Pittol, através de seu Diretor Comercial Sr. Evandro Modestti irá neste post esclarecer os principais pontos sobre o seguro. Acompanhe!

A importância de um seguro

Entender a importância de ter um seguro não é algo complexo. "É preciso considerar que pessoas e empresas, na maioria dos casos, lutam por anos para construir o seu patrimônio, adquirir bens (como frotas, prédio no caso de empresas ou a casa própria) e estruturar sua vida financeira", destaca o Diretor Comercial da Corretora de Seguros da Rodobens.

Por isso, correr o risco de ver todo esse esforço se perdendo em razão de um evento inesperado, por exemplo, não condiz com um ideal de vida tranquila.

Nesse sentido, "o seguro nada mais é do que essa proteção, que traz tranquilidade. Independentemente de qualquer eventualidade de incêndio a roubos, qualquer tipo de sinistro, o cliente tem a certeza de que seu patrimônio está protegido, sua família terá suporte financeiro ou de que o seu negócio está livre de grandes prejuízos. Eles poderiam vir a inviabilizar as atividades do dia para a noite, a depender da situação", completa.

O seguro também demonstra a sua importância em segmentos empresariais em que a contratação desse tipo de serviço de proteção é uma imposição legal. Ou seja, a lei obriga as empresas a contratar um seguro para que possam atuar. Isso ocorre, por exemplo, com o transporte de cargas, transporte de passageiros e em determinadas operações financeiras.

Assim, de forma geral, a importância do seguro se manifesta de maneira diferente, a depender do perfil do cliente.

Os cuidados para escolher um seguro

Com tantas opções disponíveis no mercado, às vezes é difícil para o usuário entender quais propostas fazem realmente sentido para a sua necessidade. Por essa razão, alguns cuidados são essenciais antes de contratar um seguro, evitando erros e dores de cabeça.

Nesse sentido, o Diretor Comercial da Corretora de Seguros Modestti & Pittol aconselha que uma das medidas mais importantes é falar com um corretor de seguro. 

Os corretores estão prontos para atender o cliente e identificar, de forma eficiente e precisa, quais são os riscos que ele precisa minimizar e qual é o tipo de cobertura mais adequada. Assim, indicam qual o melhor caminho para garantir proteção e tranquilidade.

"A Modestti & Pittol Seguros atua como uma equipe especializada de corretores para entender a dor do cliente e identificar a necessidade de contratação do seguro que ele precisa". 

Por exemplo, o cliente pode ter dúvida sobre a diferença entre proteção veicular e seguro automotivo. Da mesma forma, pode não compreender se vale a pena seguro para carro mais velho, ou quais as coberturas são necessárias para o seu perfil de uso. Nessa hora, contar com uma orientação é essencial, e a Modestti & Pittol Seguros está pronta para auxiliar.

Outro ponto que vale a pena ficar atento é com a contratação de seguros online. Embora esse formato ofereça mais praticidade e agilidade, é importante checar com atenção as condições, regras e coberturas, para ter a certeza de que está contratando um serviço que atende às suas necessidades.

Diariamente, tanto nós quanto quem amamos e nossos bens estão sujeitos a diversos riscos. E, por mais cuidados que tomemos, muitas vezes, os problemas são inevitáveis. Por isso, para estarem precavidas no momento em que algo ruim acontecer, várias pessoas recorrem a diferentes tipos de seguros.

Ainda que algumas considerem um desperdício investir dinheiro nisso, os seguros se mostram formas eficientes de se resguardar de imprevistos. Porém, é normal não entender direito como eles funcionam ou quais são as diferenças entre as modalidades oferecidas pelo mercado.

Como funcionam os seguros?

De forma bastante resumida, um seguro é um contrato feito entre uma pessoa física ou jurídica e uma seguradora. Quem contrata o seguro paga um valor (o chamado "prêmio") para a seguradora que, a partir de então, assume o risco sobre eventuais danos naquilo que é o objeto da apólice, documento que formaliza o acordo.

O risco assumido pela seguradora e o quanto ela pagará ao segurado em caso de sinistro — termo que designa os tipos de imprevistos cobertos pela apólice — são calculados a partir de diversas variáveis.

Por que é importante ter um seguro?

Imagine que você comprou um caro de R$ 50 mil e saia contente com ele pelas ruas. Se um acidente ou roubo ocorrer, sem a proteção do seguro de automóvel, seu investimento naquele bem pode ser perdido em pouco tempo.

Por outro lado, caso tenha feito a contratação de um seguro que tenha custado, por exemplo, R$ 2 mil reais, muitos dos riscos serão cobertos pela apólice. Ou seja, por um preço relativamente baixo se comparado ao valor do carro, você diminuirá as chances de um grande prejuízo.

Quais os principais tipos de seguro?

Seria impossível listar neste texto todos os tipos de seguros disponíveis no mercado. Dessa forma, relacionamos abaixo os mais comuns. Mas a variedade é grande e, certamente, procurando, você encontrará o que atende à sua necessidade.

Residencial
O seguro residencial busca proteger o imóvel de imprevistos como incêndios e desastres naturais. Esses são os sinistros mais comuns, porém, é possível incluir coberturas adicionais das mais diversas, que vão segurar contra danos elétricos e furtos, por exemplo. Além disso, alguns oferecem assistência 24 horas para reparos domésticos.
Como a casa própria é geralmente o principal patrimônio de uma pessoa, a contratação de um seguro é sempre interessante. Em outros casos, quem faz um financiamento bancário é obrigado pelo banco a adquirir um seguro, assim como os prédios e condomínios, que precisam fazer isso para seguir a legislação.

De vida
O seguro de vida paga uma indenização aos familiares diretos do segurado em caso de morte por causas naturais ou acidentes. Dependendo das coberturas do seguro de vida, o pagamento pode ser estendido para situações de invalidez permanente ou temporária e doenças graves.
Ou seja, um seguro desse tipo protege a família da ausência ou da incapacidade física do seu provedor, resguardando-a financeiramente.

Automotivo
O seguro auto é o mais popular entre os brasileiros, já que o risco de se envolver em um acidente ou ter o veículo roubado é bem grande, principalmente nas grandes cidades.
A maioria das apólices cobre incidentes mais básicos, como danos materiais e roubos. Indo além, pode-se contar com proteção para terceiros, para não ter que arcar com o reparo do carro de outros motoristas, caso você se envolva em acidentes.
No Brasil, sempre que um carro é licenciado e, em toda renovação, o motorista precisa pagar o DPVAT (Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre), um seguro obrigatório. Apesar disso, a proteção dele fica aquém do esperado, já que se foco é a assistência às pessoas envolvidas nos acidentes, em caso de morte, invalidez ou pagamento de despesas médicas.

Empresarial
Menos conhecido, o seguro empresarial fornece cobertura para negócios e empreendimentos comerciais. Por exemplo, caso você tenha uma indústria e um incêndio a destrua, o seguro vai ressarci-lo. Outras coberturas também são possíveis. Tudo depende do que estiver acordado na apólice.

Seguro viagem
Por fim, temos o seguro de viagem. Ele é recomendado para quem vai ao exterior. Além da cobertura por morte e invalidez, esse seguro evita que seja necessário pagar caro em atendimentos médicos no país destino, caso algo aconteça. Coberturas adicionais incluem ajuda em situações como perda de documentos e extravio de bagagem.

Como escolher a cobertura correta para seu tipo de seguro?

Saber qual a cobertura escolher na hora de contratar um seguro é bem complicado. Mas algumas dicas podem ajudar. Pense primeiramente no valor do seu bem. Carros mais antigos talvez façam com que, logo de cara, o seguro não seja vantajoso, por exemplo.

Em um segundo momento, avalie a quais riscos seu bem está sujeito na região onde você mora ou circula. A incidência de violência é alta? Sua casa está em uma área onde intempéries climáticas são comuns? No caso do seguro de vida, considere ainda se sua família possui uma reserva financeira.

A franquia de seguro é mais um ponto a ser observado. A franquia é o valor cobrado do segurado para que ele possa utilizar o serviço em caso de sinistros. Fique atento: ela não pode ter preço muito alto, a ponto de inviabilizar o uso do seguro quando necessário, o que é muito comum em seguros mais baratos.

Como escolher uma boa seguradora?

Verificar a idoneidade da corretora de seguros também é importante. Para fazer isso, primeiro certifique-se de que ela está credencia junto à SUSEP (Superintendência de Seguros Privados). A consulta pode ser feita diretamente no site

Depois, cheque a reputação da empresa, procurando sinais de como ela se relaciona com o cliente — de preferência, para empresas mais antigas e consolidadas no mercado, uma mostra de que os serviços prestados são eficientes e cumprem o prometido.

Uma boa corretora conta com profissionais capacitados, que indicarão os melhores tipos de seguros, que vão suprir suas necessidades sem lhe deixar em apuros na hora em que for preciso acioná-lo.

 

Agora que você sabe mais sobre seguros, que tal garantir tranquilidade para a sua vida e contratar um? Entre em contato com a Modestti & Pittol Corretora de Seguros! Certamente, você terá as melhores soluções à disposição!

Depoimentos

Acredito que quando contratamos um seguro, esperamos que, quando necessário, tenhamos o melhor atendimento e cumprimento das obrigações da Segurador. Sinto-me segura com a Modestti Pittol. Quando precisei, atenderam 100% as necessidades. Vale o investimento.

Angelise Hahn, Contadora

É uma empresa muito competente e comprometida com o cliente. Nosso contato foi todo por meio virtual e está sempre empenhada em resolver a demanda do cliente.

José Vanderlei, Técnico Industria

Quando contratamos um seguro, não queremos usar. Porém, são nesses momentos de "crise", que podemos comparar o atendimento da corretora. E a Modestti Pittol está de parabéns.

Nei Mello dos Santos, New Connect

Parceiros

voltar ao topo